Em Palmas, Faciet e Governo do Tocantins promovem encontro com o Associativismo para fortalecer o comércio tocantinense

Em Palmas, Faciet e Governo do Tocantins promovem encontro com o Associativismo para fortalecer o comércio tocantinense

Encontro é uma parceria com a SICS e terá a participação de mais de 20 associações comerciais do Estado

Na próxima terça-feira, 9, a Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins (Faciet) vai realizar o “Encontro com o Associativismo”. A iniciativa é uma parceria com a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (SICS) e tem o intuito de mobilizar os representantes do setor produtivo a trabalharem em parceria com o Governo do Estado. O evento acontecerá no auditório do Palácio Araguaia e seguirá todos os protocolos de segurança.

De acordo com o presidente da Faciet, Fabiano do Vale, a parceria com o Governo vai impulsionar a transformação no Tocantins. “Esperamos a presença de todas as associações. O nosso trabalho é coletivo. E só conseguimos mudanças significativas quando firmamos parcerias, em que levamos as principais demandas, desde o pequeno ao grande empresário. Esse encontro será importante para fortalecermos ainda mais o associativismo e definirmos os próximos passos para um Tocantins economicamente desenvolvido”, reforçou o presidente.

Estarão presentes no evento os presidentes das Associações Comerciais de Palmas (ACIPA); Gurupi (ACIG); Araguaína (ACIARA); Guaraí (ACIAG); Colinas (ACICOLINAS); Paraíso Do Tocantins (ACIP); Araguatins (ACIAT); Araguaçu (ACIA); Lagoa Da Confusão (AECILC); Miracema (ACIAM); Miranorte (ACIM); Dianópolis (ACID); Divinópolis (ACID); Pedro Afonso (ACIPA); Augustinópolis (ACIAT); Almas (ACIA); Lajeado (ACIL); Porto Nacional (ACISAPN); Tocantínia (ACITO); Tocantinópolis (ACITO); Praia Norte (ACEIAPRA); Ananás (ACIAN); Babaçulândia (ACIBA), Santa Rosa, São Félix do Araguaia, Taguatinga, Xambioá, Natividade e Porto Nacional seccional Luzimangues.

Sistema Integrar para Desenvolver

Uma das principais pautas do encontro será o projeto Integrar para Desenvolver, que parte da necessidade de promover o desenvolvimento e a transformação digital nos negócios regionais. A iniciativa vai aumentar o uso da tecnologia, proporcionando uma comunicação mais ágil e integrada com as associações comerciais, bem como com os associados. Além disso, o programa também vai fortalecer o uso das redes sociais pelas associações e disseminar a cultura do associativismo, com base na economia compartilhada.

Faciet e Governo do Tocantins

A parceria entre a Federação e o Governo do Estado tem rendido inúmeros projetos que vão beneficiar todos os tocantinenses. Em 2020, na 91ª Reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Tocantins (CDE-TO), a Faciet aprovou recursos para as associações comerciais, com foco no desenvolvimento de municípios. Durante a pandemia, a entidade também conseguiu a prorrogação no prazo de impostos para manter vivas as empresas de todo o Estado, junto ao Governador Mauro Carlesse.

E só para a Campanha Natalina foram destinados mais de R$ 880 mil pelo Governo do Estado, por meio da SICS, do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Tocantins (CDE-TO) e o Sicredi.