Faciet e CACB lançam Projeto Transformar para associações comerciais do Tocantins

Faciet e CACB lançam Projeto Transformar para associações comerciais do Tocantins

Capacitação vai acontecer durante todo o mês de abril

O primeiro módulo do Projeto Transformar aconteceu na manhã desta quinta-feira, 08, com a participação de mais de 25 Associações Comerciais (ACEs) do Tocantins. A iniciativa é uma parceria da Faciet, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e Sebrae Nacional, para promover capacitação aos gestores, executivos e colaboradores do Estado. O próximo encontro acontecerá no dia 13 de abril. 

Essa primeira aula foi ministrada pelo especialista em desenvolvimento associativo, setorial e territorial, Gilmar Barboza, autor metodológico de publicações sobre cultura associativa e da cooperação. Para ele, o momento agora é de dar um “mergulho fora da caixa”. 

“Ainda existe aquilo que chamamos de baixa percepção da ACE, que é a casa do empresário. É preciso dar a ACE uma amplitude nacional. Isso pode ser feito com ações eficientes, como reuniões abertas para todo o quadro associativo, fidelização de sócios, reconhecer e reverenciar os seus associados e buscar estratégias para atrair novos sócios e dobrar o quadro da ACE”, pontuou Gilmar. 

Neste encontro, também foram apresentados os três primeiros princípios (de 8 no total) do associativismo: Livre adesão, gestão democrática e participação econômica dos sócios. Os representantes das ACEs fizeram, ainda, algumas considerações sobre os desafios enfrentados durante a pandemia e como fizeram para superá-los. 

O presidente da Faciet reafirmou o compromisso da Federação em promover projetos que fortaleçam o associativismo no Tocantins. “Estamos muito felizes em dar início ao Projeto Transformar no Tocantins, que tem a parceria da CACB e o apoio do Sebrae. Isso mostra que a união só traz benefícios e crescimento para as ACEs do Estado. Tenho certeza que muitas ideias e ações vão surgir para o desenvolvimento econômico da nossa região”, destacou o presidente.  

Os próximos encontros vão acontecer nos dias 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de abril, sempre das 8h às 9h30. Saiba mais sobre o projeto, clicando aqui.

...