Lançamento do Empreender em Dianópolis sinaliza dois setores em crescimento

Lançamento do Empreender em Dianópolis sinaliza dois setores em crescimento



Os núcleos dos minimercados e dos negócios automotivos fortalecem comércio da região


Nos dias 04 e 05 de agosto, o auditório do Sebrae em Dianópolis (TO) receberá empresários do município para o lançamento do Empreender “Unir para Crescer”, às 19h30. No dia 04/08, o Núcleo Minimercados será o segmento que assumirá informações sobre gestão, qualificação, estrutura física, faturamento, entre outros. Já na quinta-feira, 05/08, o olhar estará voltado para o Núcleo de Negócios Automotivos.

Realizados pela Associação Comercial e Industrial de Dianópolis - TO (ACID) e o Sebrae Tocantins, o programa Empreender conta com a parceria da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Tocantins (Faciet) e da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). O presidente da ACID, Igor Moreira Afonso Pereira, explicou que o projeto Empreender visa atender os dois setores no fomento dos mesmos diante do crescimento no cenário nacional.

Núcleo Minimercados

“Visamos atender os supermercados e oficinas tanto quanto às autopeças. O setor de supermercado foi um dos que mais cresceu por conta do auxílio emergencial. Com o aumento do consumo dos produtos básicos e diante da demanda houve um maior surgimento no número de supermercados na região”, disse. Em consequência do crescimento, de acordo com o presidente, alguns cresceram de forma desordenada. “O Empreender vem de forma a qualificar e junto com o Sebrae trazer todos para o profissionalismo para que larguem o amadorismo e se desenvolvam para melhorar ainda mais os serviços e levar qualidade ao que oferecem ”, observou Igor Pereira, presidente da ACID.

No município, de acordo com a Associação, existe muita demanda de mão de obra, principalmente, no Núcleo de Minimercados que irá empregar mais de 200 pessoas neste período. A região está em franco crescimento. Há o desenvolvimento do parque de energia solar, universidades presentes com o aumento do número de acadêmicos. A cidade receberá os cursos de Medicina e Enfermagem ofertados pela UnirG que irão auxiliar o hospital regional. Alguns setores estão em expansão, mesmo no período de pandemia.

Núcleo Negócios Automotivos

Alguns desafios apontados pelo presidente cujo programa irá buscar soluções são os supermercados que, com o aumento, possuem depósitos nos corredores, estão sem layout e fachada. “É a oportunidade de melhorar o faturamento. Vamos qualificar através da gestão, contribuindo com informações sobre estrutura. Já contamos com a participação dos empresários dos setores. O Empreender é um diferencial e servirá como modelo para a região no fortalecimento do comércio”, disse Igor Pereira. 

Para o Núcleo Negócios Automotivos as demandas voltam-se para o investimento no próprio negócio e prestação de serviços. “Nossa cidade faz divisa com os Estados da Bahia e Piauí. Há mão de obra, o trabalho com caminhão, máquinas pesadas. Queremos trazer estes profissionais para aproveitarem o melhor da região e para impulsionarem as melhorias dos serviços”, finalizou o presidente da ACID.


Para a consultora do Sebrae, Patrícia Fucks, responsável pelo Programa Empreender antes dos lançamentos, acontecem reuniões de alinhamento. “Essas reuniões servem como apoio na definição dos grupos, orientação dos consultores quanto à metodologia de trabalho, discussão com o consultor local e a equipe do Sebrae sobre o perfil do mercado e quais são as propostas de melhorias para colocarmos no radar”, explicou.

Aos interessados que queiram participar dos lançamentos, basta entrar em contato pelos números: 0800 570 0800 ou (63) 99971-2198.

...