Faciet apresenta novo ciclo do Empreender e Campanha Natalina 2021

Faciet apresenta novo ciclo do Empreender e Campanha Natalina 2021



Mais de 20 associações participaram do encontro; Campanha Natalina já foi aprovada e a previsão de lançamento é para outubro

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Tocantins (Faciet) realizou, nesta terça-feira, 31, a 2ª Reunião Extraordinária das Associações Comerciais (ACE) do Estado. O encontro foi conduzido pelo presidente Fabiano do Vale e teve a presença de mais de 20 associações e representantes do Sebrae. Na ocasião, foram apresentados novos projetos, além da Campanha Natalina de 2021. 

A primeira pauta abordou as compras públicas. O tema foi apresentado pelo consultor do Sebrae Nacional, Maurício Zanin, que destacou o potencial que o Tocantins possui em prestação de serviços e crescimento econômico. “Com a capacitação adequada, podemos tornar o Estado em uma referência na retomada econômica; temos cursos preparatórios que dão vasão a essas necessidades e que fazem lucrar e desenvolver”, disse o consultor. 

O presidente da Faciet, Fabiano do Vale, introduziu o tema do Programa Empreender, que já atendeu nove cidades no Tocantins. “O Empreender também é importante para conhecer as necessidades de cada cidade e suas particularidades, dar voz aos empresários locais, comerciantes, que precisam de suporte e incentivo. Por isso, defendemos as ACEs em cada cidade, pois elas têm a real noção de como é a realidade econômica localmente”, ressaltou o presidente. 

Já a consultora do Sebrae, Patrícia Fucks, falou mais sobre o andamento do Programa. “Estamos rodando em nove cidades, já com cronograma aplicado, consultor contratado e metodologia em andamento. Semana passada, fizemos o lançamento do Empreender no norte do Estado, em Araguatins, e estamos com um grupo multisetorial de turismo e convictos no potencial econômico da região”, destacou Patrícia. 

O consultor do Sebrae, Pedro Siqueira, reforçou a importância da criação dos próximos 10 núcleos do Programa Empreender. “Essa proposta de expansão é muito importante para as cidades, pois iremos alinhar os pequenos municípios com a missão valiosa do Programa Empreender". 

Campanha Natalina 
De acordo com o presidente Fabiano do Vale, a Campanha Natalina 2021 já foi aprovada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (SICS) e do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Tocantins (CDE-TO). A previsão é que o lançamento da campanha aconteça em outubro. “O secretário Tom Lyra foi dinâmico ao nos mostrar como foi o ano de 2020, em que conseguimos fazer um excelente trabalho em 30 dias. Esse ano conseguimos aprovar com antecedência e temos certeza que será ainda melhor”, finalizou Fabiano do Vale.  

Outra grande novidade anunciada na reunião foi a mudança da sede da Faciet para o prédio da Fecomércio. O objetivo da nova casa é oferecer maior estrutura aos empresários de todo o Estado, bem como formar um espaço de troca de experiências, capacitações e planejamento. A nova sede tem previsão de inauguração ainda para o mês de setembro.

...