Faciet marca presença em inauguração da Casa do Empreendedor em Palmas

Faciet marca presença em inauguração da Casa do Empreendedor em Palmas

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Tocantins (Faciet), marcou presença nesta terça-feira, 26, na inauguração da Casa do Empreendedor em Palmas.

O local tem como objetivo oferecer um conjunto de serviços e projetos de apoio ao empreendedorismo na Capital, tendo como foco a inovação, na geração de emprego e renda e no desenvolvimento de Palmas e região. A Sala do Empreendedor fica localizada na Quadra ACNE 01 (104 Norte), Rua NE-01, atrás da Avenida JK, próximo à sede da Prefeitura de Palmas.

No prédio serão atendidos o Microempreendedor Individual (MEI), a Microempresa (ME) e a Empresa de Pequeno Porte (EPP) com orientações gerais, atendimentos das formalidades e emissões de documentos.

Na ocasião, o presidente da Faciet, Fabiano do Vale, saudou as autoridades e parceiros presentes no evento e parabenizou a prefeitura de Palmas pela iniciativa. “Que o empreender seja cada vez mais leve em Palmas e no Tocantins. Que o conhecimento seja cada vez mais acessível, para que as empresas cresçam, empreguem e gerem renda”, disse.

A prefeita Cinthia destacou que com a Sala do Empreendedor já foi possível alcançar grandes avanços, como o alvará eletrônico que possibilitou o avanço no tempo de abertura de empresas, sendo que antes era preciso quatro dias para abrir uma empresa e agora é feito em um dia. “Imagina agora com a Casa do Empreendedor funcionando, que entregamos hoje aos empresários, empreendedores, cidadãos, órgãos governamentais e instituições de ensino para que façam o melhor uso dos serviços deste grande equipamento?, lembrou a prefeita.

Para o presidente, a Casa do Empreendeor é uma ótima oportunidade para o desenvolvimento dos empreendores locais. “Quem dera o espírito empreendedor e o desejo de empreender, chegassem junto com a habilidade de gerir equipes, de negociar com fornecedores e  de surpreender clientes. Mas sabemos  que não é assim. 
No Brasil, onde a maioria dos empreendedores abrem um negócio por necessidade, a capacitação, o plano de negócios, a formalização vem tempos depois”, ponderou. 
A inauguração contou com a participação de representantes dos empresários, secretários municipais, líderes comunitários e vereadores.

Atendimento da Casa do Empreendedor

Informações gerais sobre formalização, alteração e baixa de empresas;

• Orientações gerais sobre direitos e deveres do MEI, ME e EPP;
• Atendimento ao MEI, sobre a Declaração Anual Simplificada;
• Orientação tributária sobre a nota fiscal;
• Atendimento ao MEI para cadastro e emissão do CCMEI;
• Auxílio para emissão da nota fiscal eletrônica;
• Emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional do MEI;
• Emissão do Alvará de localização e funcionamento do MEI;
• Consulta de débitos tributários municipais e execuções fiscais;
• Emissão de guias de recolhimento de tributos e taxas municipais;
• Emissão de Certidões Municipais.


...