Fecomércio e Faciet realizam evento para ouvir propostas dos candidatos ao governo do Estado

Fecomércio e Faciet realizam evento para ouvir propostas dos candidatos ao governo do Estado

Agenda Institucional ocorreu entre os dias 19 e 20 de setembro e contou com a presença das entidades ligadas ao comércio
 

O Sistema Fecomércio, a Faciet e demais entidades ligadas ao comércio receberam nos dias 19 e 20 de setembro, no auditório do Ed. Fecomércio, em Palmas, os postulantes ao governo estadual. A programação faz parte da Agenda Institucional do Sistema Comércio Tocantins e é uma realização da Fecomércio e Faciet, com apoio do Sebrae, FCDL Tocantins, Atos, Adat, Acomac e Ajee. 

O evento teve como objetivo principal, reunir entidades representativas e os empresários locais para uma rápida explanação das propostas dos aspirantes ao Governo do Estado no que se refere ao fomento e fortalecimento do setor terciário do Tocantins.

Por definição, foram escolhidos os primeiros quatro candidatos com maior destaque nas últimas pesquisas eleitorais divulgadas. Na segunda-feira, 19, as entidades receberam o senador Irajá Silvestre (PSD), pela manhã; e Ronaldo Dimas (PL), na parte da tarde. Na manhã desta terça-feira, 20, foi a vez do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), que encerrou a programação. O Candidato Paulo Mourão (PT), adiou sua ida ao evento para cumprir agenda fora do Estado. 

O presidente da Faciet, Fabiano do Vale, falou sobre a importância da agenda durante esses dois dias. “Tivemos a oportunidade de ouvir sobre os novos projetos para os próximos quatro anos e como eles pretendem lidar com o comércio. Acreditamos que fizemos o nosso papel, que é passar nossas reinvindicações aos candidatos e ao mesmo tempo ouvi-los”, destacou. 

“A realização desse evento é de extrema relevância, pois temos a chance de apresentar aos candidatos a nossa proposta ao comércio. Além de poder ouvir se estão dispostos a se comprometerem com as entidades e saber quais propostas eles possuem para o Estado”, comentou o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni. 

Propostas dos candidatos:

Irajá (PSD)
O candidato Irajá Abreu defendeu como principal proposta para o comércio, a redução do ICMS e prometeu um governo facilitador na vida dos empresários. "Nós vamos reduzir os impostos do ICMS do Tocantins de 18% para 7%, para ter um estado competitivo, simplificando o governo, para que este não seja um entrave na vida do nosso empresário, e sim um facilitador, e nós vamos fazer isso com os órgãos de controle e também com os órgãos de fiscalização", afirmou o candidato.

Ronaldo Dimas (PL)
Ronaldo Dimas, destacou que é necessário pensar em todos os âmbitos do governo, para que o Tocantins seja mais atrativo. “Não tem como a gente ter um Estado atrativo apenas com uma coisa funcionando bem. O serviço público tem que ser de qualidade e eficiência, saúde, educação, segurança e infraestrutura, tendo isso como base, será possível partir para as outras áreas", ressaltou.

Wanderlei Barbosa
Já o candidato Wanderlei Barbosa, enfatizou que é necessário praticar taxas tributárias igualitárias a outros estados vizinhos e defendeu um governo que permita a participação ativa de representantes do comércio e da indústria. "Humanizar o sistema tributário de taxas, respeitar o empresário, ser competitivo e não praticar taxas diferentes em relação aos estados vizinhos", destacou.

...