Faciet realiza reunião de feedback sobre a Missão Empresarial em Maringá (PR)

Faciet realiza reunião de feedback sobre a Missão Empresarial em Maringá (PR)

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Tocantins (Faciet), realizou nesta segunda, 30 de outubro, uma reunião de feedback a respeito da Missão Empresarial realizada em Maringá (PR), com o apoio do Sebrae.  A iniciativa da viagem é uma uma ação do programa Empreender, que visa qualificar gestores, afim de instituir melhores práticas para aprimorar atividades relacionadas à área de comércio e indústrias no Tocantins. A reunião aconteceu de forma online, e contou com a presença de presidentes e representantes das Associações Comerciais e Industriais (ACIs) do estado. 

O presidente da Faciet, Fabiano do Vale, esteve presente na viagem e contou sobre sua experiência e o que gostaria de trazer para a realidade do nosso estado. “Eles estão em um patamar bem superior ao nosso, mas podemos avançar rapidamente se nos unirmos para trabalhar em prol de projetos de longo prazo”, afirmou. Dentre os pontos discutidos, houve ênfase na criação, e estruturação, de um sistema de diretorias regionais, que teria como objetivo redistribuir responsabilidades e fornecer maior apoio a associações menores e mais distantes do eixo econômico central.

Fabiano também reforçou a necessidade de estimular a participação de mais mulheres nas associações, expandindo o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) para construir um espaço seguro para ideias, dessa forma fortelecendo as associações. Além disso, também foi discutida a formulação de programas de investimento para empreendedores em parceria com cooperativas, implantação de Conselhos Comunitários de Seguraça (CONSEG)  e também a maior participação da sociedade em decisões das suas cidades, citando como exemplo a fundação de um observatório social, que promove a transparência das ações dos administradores.

Outro tópico abordado foi a melhoria na comunicação entre associações, pois muitos projetos são desenvolvidos em suas áreas, obtêm sucesso, mas não são anunciados para outras regiões. Isso afeta o desempenho e faz os processos obsoletos com mais facilidade, o presidente Fabiano do Vale apontou essas diferenças e reforçou seu desejo. “Quero provocar em vocês a vontade de mudar e avançar cada vez mais", finalizou.

...