Araguatins e Colinas recebem lançamento do Programa Empreender

Araguatins e Colinas recebem lançamento do Programa Empreender


Nessa segunda e terça-feira, 23 e 24, foi a vez de Araguatins e Colinas receberem o Programa Empreender. De iniciativa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Tocantins (Faciet), Sebrae, Prefeituras Municipais, ACIAT e ACICOLINAS, o programa Empreender visa fomentar o a economia nos municípios.

Em Araguatins, o foco foi para o turismo multisetorial; já em Colinas, os segmentos de moda e gastronomia foram beneficiados. De acordo com o secretário executivo da Faciet, Pedro Gabriel Siqueira, o Empreender tem uma importância fundamental nas regiões para abertura do diálogo.

“Ele representa o fortalecimento das atividades econômicas de todos os segmentos. Hoje, os mercados não competem mais entre os seus limites geográficos. Com o mundo globalizado, a concorrência é nacional e internacional. Temos que trabalhar cada vez mais para fortalecer nossa economia local, porque o Empreender vem justamente nesse sentido, na segmentação do mercado, análise das dores e que possamos juntos avançar mais dentro da economia tocantinense”, destacou.

O presidente da ACICOLINAS, Celso P. Raposo, falou mais sobre o assunto. “O Programa reunirá em Colinas, os empresários dos segmentos de Moda e Alimentação, para juntos identificar suas demandas, dificuldades e seus potenciais ainda não explorados, visando encontrar soluções conjuntas para os problemas. Acreditamos que mais uma vez o programa será sucesso em Colinas, e que através das ações dos núcleos trará benefícios para a economia local”, reforçou.

Associativismo

A consultora do Sebrae, Patrícia Fucks, explicou que a proposta do Empreender é desenvolver a cultura do associativismo. “Com ele não há somente a melhora do empresário de forma individual, mas sim, uma cadeia de negócios da região. A expectativa é alcançar até 25 empresários por grupo”, disse. Ela ainda afirmou que o programa auxilia na aplicação de metodologia, integra a realização da qualificação técnica e gestão.

Programa Empreender

Há mais de 20 anos no Brasil, o programa já atendeu aproximadamente 70 mil empresas em todo o País. A iniciativa reúne empresários de um mesmo município na inclusão dos chamados núcleos setoriais. O Empreender já foi premiado internacionalmente pelo International Chambers of Commerce (ICC), em Paris, como um dos melhores projetos para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas.

...