Núcleo de contadores do Programa Empreender participa de reunião para incentivar doações durante a declaração do Imposto de Renda

Núcleo de contadores do Programa Empreender participa de reunião para incentivar doações durante a declaração do Imposto de Renda


No final de cada trimestre, as empresas calculam seus lucros e impostos a serem pagos. Parte desses impostos pode ser doado para organizações sem fins lucrativos, como o Hospital de Amor, em vez de ir integralmente para o governo. O núcleo de contadores do Programa Empreender, realizado por meio da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Tocantins (Faciet) em parceria com o Sebrae Tocantins, realizará uma reunião com o Hospital de Amor para incentivar contribuições durante a declaração do Imposto de Renda, visando orientar os contadores sobre como seus clientes podem fazer doações utilizando parte dos impostos devidos. O evento ocorrerá nesta quinta-feira 11, às 16h, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA).

O presidente da Faciet, Fabiano do Vale, fala sobre importância do incentivo as doações no Estado. “No Tocantins, é prática há algum tempo destinar parte do imposto de renda devido a entidades sem fins lucrativos, como o Hospital do Amor. Com essa reunião do Programa Empreender queremos promover a solidariedade e permitir que recursos sejam direcionados para as causas de apoio à comunidade”, ressalta o presidente.

Leonel Dias é captador de recursos autorizado pelo Hospital de Amor. Ele explica como a doar usando o imposto de renda. “A doação pode ser feita, abatida ou recebida de volta na restituição, mas é importante realizar a declaração pelo modelo ‘completo’ de tributação. É possível doar até 6% do imposto, sendo 3% para o fundo do Idoso e 3% para o fundo da criança”, explica o profissional.

“É importante realizar o pagamento da doação pelo código de barras, pois o pagamento pelo PIX não permite o reconhecimento do doador pelos fundos da criança e do idoso”, indica Leonel.

É preciso enviar os documentos comprovam a doação, possibilitando que o Hospital de Amor receba o valor na declaração do IR; o guia oferece instruções simples para fazer a contribuição:

1º Passo: Seleção dos Fundos na Declaração de Imposto de Renda (IR):
• Após completar a declaração do IR, acesse a opção "Doação na Declaração - ECA" disponível no sistema.
• Escolha o Fundo da Criança:
Localização: Municipalidade/UF - São São Paulo/Barretos
CNPJ do Fundo da Criança: 19.011.652/0001-50
• Em seguida, clique em "Novo" para selecionar o Fundo do Idoso:
Localização: Municipalidade/UF - São São Paulo/Barretos
CNPJ do Fundo do Idoso: 15.642.204/0001-01

2º Passo: Impressão e Pagamento dos DARF's:
• Após selecionar os fundos, imprima os Documentos de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) correspondentes ao Fundo da Criança e Fundo do Idoso.
• Realize o pagamento dos DARF's até a data limite de 31/05/2024. Isso garante que a doação seja registrada e destinada aos fundos corretamente.

3º Passo: Envio dos Documentos para o Hospital de Amor:
• Após efetuar o pagamento, envie uma cópia dos DARF's e o comprovante de pagamento para os seguintes contatos:
• E-mail: despachantemais@hotmail.com
• Telefone: 63 98481-4107

...